| hmin
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve manter a cautela neste mês e reduzir o juro básico da economia em apenas 0,25 ponto percentual. O anúncio da taxa de juros que vai valer como base para a economia brasileira nos próximos 30 dias deve ocorrer no final da tarde desta quarta, dia 14. Atualmente, a Selic, está fixada em 16,25% ao ano.
A taxa foi reduzida em 0,25 ponto percentual em março, após ficar dois meses consecutivos – janeiro e fevereiro – inalterada. Levantamento feito na semana passada pelo BC junto a instituições financeiras e consultorias indicou que o mercado espera a queda da taxa para 16% na reunião deste mês e para 15,5% em maio. Segundo os economistas consultados, a inflação vem subindo no atacado mas está estável no varejo, o que permite uma pequena redução dos juros.
O corte simbólico deve ser influenciado por análises do comportamento da inflação e também da produção industrial brasileira. Apesar de o Índice de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter recuado para 0,47% em março – contra 0,61% em fevereiro –, ficou acima das previsões do mercado, que apontavam teto máximo de 0,45% para o índice. Isso, portanto, pode ser considerado pelo Copom. Além disso, a produção industrial brasileira teve queda de 1,8% de janeiro para fevereiro de 2004, segundo dados do IBGE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.