| hmin
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) divulgou na manhã desta quinta, dia 25, a ata da última reunião que decidiu pelo corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic, que passou a ser de 16,25%. Conforme o documento, os juros foram reduzidos porque houve um baixo repasse de custos do atacado para o varejo, uma menor expectativa de inflação e um comportamento recente mais favorável dos índices de preços.
Três dos nove membros do comitê votaram pela manutenção da Selic, defendendo que o Copom esperasse evidências adicionais de que a inflação de janeiro e fevereiro não contaminaria os preços nos meses seguintes. Segundo a ata, para a maioria dos membros, no entanto, a manutenção da taxa nos dois primeiros meses do ano foi suficiente para "elevar a probabilidade de materialização dos cenários de baixa persistência inflacionária".
O Copom ressaltou ainda que o repasse dos aumentos do atacado para o varejo continua sendo o principal risco para a inflação ao consumidor nos próximos meses. O Banco Central apontou que parte considerável do aumento recente da inflação no atacado deve-se ao choque de oferta, como o aumento do preço de commodities e a elevação da alíquota da Cofins.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.