| 21/08/2003 07h54min
Um integrante do Conselho de Governo do Iraque afirmou nessa quarta, dia 20, que o órgão advertiu autoridades norte-americanas de que militantes muçulmanos e defensores de Saddam Hussein planejavam um grande ataque contra um "alvo fácil" em Bagdá. Armad Chalabi, um dos 25 membros do conselho indicado pelos Estados Unidos, disse em uma entrevista coletiva que, no dia 14 de agosto, o conselho recebeu uma informação sobre um encontro no qual defensores de Saddam e militantes conversaram sobre um ataque contra a sede ou de um partido político ou da Organização das Nações Unidas (ONU).
– Dizia especificamente que esse ataque seria feito com um caminhão que seria detonado ou por um mecanismo suicida ou por um meio eletrônico – disse Chalabi, acrescentando que a informação foi repassada aos norte-americanos no Iraque.
Um caminhão-bomba atingiu o edifício-sede da ONU em Bagdá nesta terça matando ao menos 20 pessoas, entre elas o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, chefe da missão da ONU no Iraque. Paul Bremer, o administrador dos EUA no Iraque, disse que os principais suspeitos do ataque são grupos ligados à rede Al-Qaeda e defensores de Saddam Hussein.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.