| 20/08/2003 10h22min
A Comissão Européia informou nesta quarta, dia 20, que irá retirar alguns de seus representantes em Bagdá, depois do ataque contra o prédio da Organização das Nações Unidas (ONU), que matou 20 pessoas, entre as quais o chefe da missão, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. A medida pode atrasar os planos da União Européia de financiar a reconstrução do Iraque depois da guerra.
Os três representantes da comissão, que tinham seus escritórios no prédio da ONU, estavam no Iraque para avaliar as necessidades do país. A União Européia é um dos maiores doadores mundiais de ajuda humanitária e de desenvolvimento.
– Essa missão está sendo abandonada. A equipe está tentando sair do país – disse o porta-voz da comissão, Michael Mann.
A comissão esperava ter uma visão geral das necessidades para a reconstrução do Iraque, para que fosse feito um planejamento para um encontro de doadores que ocorrerá na Espanha até o final do ano.
– Obviamente, nosso processo de avaliação será afetado pelo que aconteceu – revelou Mann.
Três outros funcionários da Comissão, responsáveis pelo programa de emergência humanitária da UE no Iraque, permanecerão em Bagdá.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.