| 20/08/2003 12h16min
O corpo do cinegrafista da Reuters Mazen Dana foi enterrado nesta quarta-feira, dia 20, em Hebron. Cerca de 3 mil pessoas participaram do funeral.
O caixão de Dana foi carregado pelas ruas da cidade onde ele ganhou notoriedade por fazer a cobertura da violência entre colonos judeus e palestinos. Muitos daqueles que acompanharam o corpo gritavam palavras de ordem contra os Estados Unidos.
O cinegrafista foi morto a tiros pelo Exército dos Estados Unidos quando fazia imagens próximo à prisão de Abu Ghraib, em Bagdá, no domingo. A Reuters pediu para que o Exército investigasse como um soldado pôde confundir a câmera de Dana com um lançador de granada.
Colegas da Europa, África, Israel e Cisjordânia participaram de seu funeral em Hebron. Dana deve ser enterrado no final desta quarta-feira. Ele deixa mulher e quatro filhos.
Stephen Juke, chefe de noticias internacionais da Reuters, que compareceu ao funeral
com uma delegação de editores da empresa, lembrou do
talento de Dana:
– Mazen era simplesmente o melhor câmera de combate da geração dele. (...) A bravura dele era lendária. O comprometimento dele, total.
A morte dele eleva para 18 o número de jornalistas estrangeiros e assistentes deles mortos no Iraque desde o começo da guerra.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.