| 04/07/2003 15h46min
O aumento da concorrência entre as empresas de telefonia celular, provocado pela possibilidade do usuário escolher a operadora para ligações de longa distância – mudança prevista para entrar em vigor no próximo domingo, dia 6 – deverá acarretar redução de 25% a 30% nas tarifas dos telefones celulares pré-pagos. O anúncio foi feito nesta sexta, dia 4, pelo superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente. Segundo ele, para os pós-pagos, a Anatel só terá os resultados ao final de um mês da implantação do novo sistema.
De acordo com Velente, as novas regras da telefonia celular levarão a uma queda de preço de cerca de 50% nas ligações de telefones fixo para móvel dentro do mesmo DDD e de até 62% nas internacionais.
A partir de domingo, os consumidores deverão escolher por qual empresa querem fazer a chamada em todas as ligações internacionais e interurbanas feitas com um celular. A Anatel não acredita que haja dificuldades de adaptação, como ocorreu quando a mudança foi implantada na telefonia fixa, em julho de 1999, e promete queda nas tarifas com o aumento da competição. Valente garante que o sistema foi adaptado para que não haja panes.
– Criamos uma grande estrutura de apoio e as rotas podem agüentar o dobro do tráfego que existe hoje – afirmou.
Segundo Valente, a economia em ligações interurbanas ocorrerá porque a ligação, que hoje é cobrada como interurbana, passará a ter a tarifa de chamada local. Como exemplo, Valente citou uma ligação feita entre a cidade de Posse, em Goiás, e a capital do Estado, que hoje custa R$ 0,90, vai cair para R$ 0,45. A redução ocorrerá porque os municípios ficam na mesma área de DDD.
Para garantir soluções rápidas em caso de problemas, a Anatel criou um sistema de monitoramento das centrais das empresas e um esquema de plantão, que funcionará a partir deste fim de semana. Para a Longa Distância Nacional, haverá um período de transição, o que também deve contribuir para a adaptação gradual dos usuários e do sistema. Durante quatro meses o usuário poderá escolher ou não a operadora.
No caso de ligações internacionais, que corresponde a apenas 0,5% das ligações de celulares, a escolha terá que ser feita obrigatoriamente a partir de seis de julho.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.