Notícias

 |  hmin

Dezessete soldados iraquianos se rendem às tropas aliadas

Militares se entregaram na fronteira do Iraque com o Kuwait

O exército iraquiano já sofre as primeiras baixas, mesmo antes do ataque americano. Pelo menos 17 soldados das tropas de Saddam Hussein cruzaram a fronteira com o Kuwait e se entregaram aos militares americanos na noite desta quarta-feira (horário local), segundo fontes do Exército dos EUA.
 
A Força Aérea americana vinha encorajando a rendição dos iraquianos, ao jogar mais de 1 milhão de panfletos avisando sobre os riscos da resistência. De acordo com o jornal The New York Times, os soldados não são prisioneiros de guerra, porque o confronto ainda não começou. Eles estão sob custódia da polícia de fronteira do Kuwait.

A dissidência foi recebida com euforia pelas tropas aliadas. Os homens se entregaram em meio a uma violenta tempestade de areia no deserto, que envolveu os exércitos britânico e americano e deixaram a visibilidade limitada a poucos metros.
Cerca de 20 mil soldados da Infantaria americana partiram dos seus postos no Kuwait e estão se aproximando da fronteira com o Iraque. A região está cheia de sinais de que a guerra – batizada pelos EUA de "Operação Liberdade do Iraque" e por Saddam Hussein de "A Última Batalha" - está para começar a qualquer momento.

A tensão aumenta na região do Golfo Pérsico à medida que se esgota o ultimato dado pelo presidente George W. Bush para que o ditador iraquiano e seus filhos deixem o país. Saddam, Uday e Qusay deveriam deixar o poder e fugir par o exílio até as 22h (horário de Brasília) desta quarta-feira para evitar uma guerra, mas a família Hussein já rejeitou o ultimato e prometeu lutar até a morte. As informações são da Globonews.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.