| 17/02/2003 16h45min
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), abriu, por volta das 16h desta segunda, dia 17, a sessão solene destinada à instalação dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional. Ele saudou a presença no Congresso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente da República, José Alencar. Vários ministros de Estado comparecem à sessão, que é a primeira de abertura dos trabalhos que tem a presença do presidente da República em 13 anos.
O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), também está na sessão no Plenário. Após a execução do Hino Nacional brasileiro, Sarney passou a palavra para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apresentou sua mensagem da sessão inaugural dos trabalhos legislativos. Ele cumprimentou os parlamentares e ressaltou a importância de prestigiar a casa e o papel insubstituível do parlamento na vida democrática.
– Todos nós que vivemos o regime autoritário, sabemos a falta que faz e
a importância que tem
um parlamento livre – disse.
Lula explicou que foi ao Congresso com o sentimento nobre de que, "não importa quantas pedras tenhamos no caminho, precisamos acredicar no ser humano, em sua capacidade de ralização, com vento a favor ou contra". Ele ressaltou a busca pela justiça social, pela paz e pela igualdade de todos os homens e por toda a humanidade. Disse ainda que a relação com o povo deve ser sempre verdadeira e de respeito mútuo.
O presidente afirmou que espera estabelecer um compromisso sério com cada deputado e senador, acima de qualquer divergência partidária, religiosa e de raça, assumindo compromissos sólidos com o povo brasileiro. Segundo ele, o Brasil viveu ano passado uma grande crise que resultou num quadro de difícil reversão, e que nos 48 dias de governo, está fazendo enorme esforço por uma transição criteriosa e segura.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.