| 08/03/2007 12h52min
O chanceler chileno, Alejandro Foxley, qualificou como positiva a viagem do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a países latino-americanos e defendeu vínculos mais contínuos e intensos com Washington. Bush dá início hoje, no Brasil, a uma viagem que também inclui Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.
– Tomara que esta visita possa servir para impulsionar alguns temas concretos que dêem um sinal de compromisso dos EUA com os povos da América Latina –, disse Foxley em declarações divulgadas hoje pela imprensa chilena.
O chanceler acrescentou que apesar de o Chile não ter nenhuma queixa porque mantém uma "estupenda relação" com os Estados Unidos, é fato que não houve uma presença deste país na América Latina como a região "talvez mereça".
O chanceler chileno também indicou que a viagem de Bush deve representar uma oportunidade para que os EUA notem a urgência de ter na região um tratamento mais equilibrado entre os países desenvolvidos e
aqueles em desenvolvimento.
– Nós
queremos que os países mais desenvolvidos passem da retórica aos fatos, porque às vezes há países que defendem o livre-comércio e o praticam de forma muito restrita e limitada –, acrescentou o chefe da diplomacia chilena.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.