Notícias

 | 19/01/2007 10h56min

Brasil desiste de ajudar sócios menores do Mercosul

Países decidiram criar grupo de trabalho para tratar da adesão da Bolívia

O Brasil recuou e desistiu de aprovar as medidas de apoio ao Uruguai e Paraguai na reunião de presidentes do Mercosul que termina hoje no Rio. Prevaleceu a posição da Argentina que quer discutir melhor as propostas para adotar regras que facilitem as exportações dos sócios menores dentro do bloco. O resultado adia a solução para o problema e frustra o propósito do Brasil, que queria anunciar nesta reunião de cúpula, marcada por poucos resultados, iniciativas para reduzir a insatisfação de uruguaios e paraguaios com os rumos do Mercosul.

Uma das decisões políticas esperadas para esta reunião, a adesão da Bolívia como sócia plena do bloco, também não se confirmou nessa cúpula. Os países decidiram criar um grupo de trabalho para tratar da adesão da Bolívia. O grupo vai estabelecer os termos e condições para que a Bolívia possa incorporar-se como sócia plena. O grupo terá prazo de 180 dias, renovável por igual período, para apresentar as conclusões.

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, duvida que haverá algum obstáculo técnico "intransponível " para a entrada da Bolívia, mas os sócios menores do bloco reclamam que os novos membros estão assumindo compromissos mais brandos.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.