Notícias

 | 18/01/2007 15h32min

Lula elogia mudança ideológica ocorrida na América Latina

Presidente diz que governantes precisam evoluir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira, em seu discurso na abertura do Foro de Governadores e Prefeitos do Mercosul, a integração da América Latina e da América do Sul e disse que os governantes da região precisam entender que é necessário também atender aos interesses de outros países. Lula considera extremamente importante a mudança do perfil ideológico que a América Latina teria sofrido nos últimos anos.

– Os empresários sabem fazer o seu trabalho. Os governantes é que precisam evoluir e saber que temos de atender aos interesses de outros países, em vez de achar que só os nossos interesses têm de ser atendidos. Como estou convencido de que se cada um de nós fizer uma reflexão do que aconteceu na América Latina nos séculos 20 e 19, vamos ter a compreensão de que precisamos fazer um século 21 diferente daqueles. Os governantes já são diferentes. A América Latina mudou substancialmente e está mudando o seu perfil ideológico, o que é extremamente importante. Agora, entre ganhar eleições e conseguir colocar em prática os nossos sonhos, que são os sonhos da maioria do povo, é um desafio. Deus me deu o direito de ganhar as eleições. Agora quero que ele me dê a grandeza para fazer as coisas que precisam ser feitas para o Brasil e para a integração da América do Sul – afirmou Lula em entrevista após o encontro.

Lula acredita que a decisão de investir na integração do continente e no Mercosul foi correta.

– Estou convencido que se olharmos para a balança comercial dos países da América do Sul vocês vão ver que foi acertada a nossa decisão de acreditar na integração e fortalecer o Mercosul. Não resolvemos todos os problemas, porque temos problemas de assimetrias entre os países e de desigualdades muito fortes nas economias entre os países. E a minha tese é que os países mais fortes têm que ser mais generosos de ter políticas para ajudar os países mais pobres. Foi assim que a União Européia conseguiu ajudar o desenvolvimento da Espanha, de Portugal e da Grécia. Este é o gesto que os países maiores têm de fazer. A segunda coisa é que a integração tem de ser total: ela tem de ser cultural, política, econômica, social – explicou

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.