| 16/09/2002 15h01min
A sétima pesquisa do Instituto Mapa para conhecer a intenção de voto do eleitor catarinense mostra que, se as eleições fossem hoje, as duas cadeiras do Senado Federal seriam ocupadas pelos candidatos Paulo Bornhausen (PFL) e Leonel Pavan (PSDB).
Esta foi a primeira vez que Pavan, que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas anteriores, superou Casildo Maldaner (PMDB), companheiro de coligação. Segundo o levantamento, o tucano cresceu quatro pontos e está hoje com 24% das intenções de voto, enquanto que Casildo caiu de 24% para 23%. Paulinho Bornhausen também caiu um ponto, mas continua na liderança, com 31%.
Conforme a pesquisa, que também avaliou a preferência para a Presidência da República, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto no Estado. Lula teve um ganho de três pontos percentuais e está com 45%, à frente de José Serra (PSDB), que aparece em segundo lugar, com 22% - um ponto a mais do que na pesquisa anterior – e Ciro Gomes (PPS), que caiu de 12% para 9%. O candidato do PPS está tecnicamente empatado com o quarto colocado, Anthony Garotinho (PSB), que subiu dois pontos e atingiu 8% da preferência eleitoral catarinense.
O Instituto Mapa, que procurou conhecer o comportamento dos eleitores com relação à audiência do horário eleitoral gratuito, mostra que apenas 17% das pessoas assistem aos programas “todos ou quase todos os dias”. O restante assiste apenas de vez em quando (39%) ou raramente (24%). Os que afirmaram que nunca assistem somam 20%. Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados afirmaram que os programas não têm influência na hora de decidir em quem votar. Sobre a pesquisa para a eleição do governador do Estado, a conclusão foi a mesma: 78% dos eleitores afirmaram que o voto continuou o mesmo depois do início do horário eleitoral.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.