| 14/09/2002 15h45min
Os dois principais candidatos ao governo do Estado, Esperidião Amin (PPB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB) aumentaram seus índices na pesquisa estimulada Mapa/DC em relação à amostragem divulgada na semana passada.
Amin passou de 47% para 48% na preferência do eleitorado e o peemedebista Luiz Henrique, de 22% para 24%. Com esses percentuais, Esperidião Amin vence a disputa ainda no primeiro turno. O terceiro colocado no levantamento é o petista José Fritsch, que baixou de 13% para 12%. O socialista Sérgio Grando (PPS), manteve-se no índice de 2%, Antônio Bello Junior, 1% e Gilmar Salgado (PSTU), obteve menos de 1%. Do total de entrevistados, 13% não quis opinar ou afirmou que votará em branco ou anulará o voto.
Na aferição espontânea, onde o cidadão menciona suas preferências sem o estímulo da apresentação dos nomes, o atual governador e candidato à reeleição lidera a intenção de votos com 40% das citações. Luiz Henrique aparece em segundo, com 20% e Fritsch em terceiro lugar, com 9% das indicações.
Outros candidatos são lembrados por 2% dos entrevistados, enquanto 27% opina que não sabe ainda em quem vai votar. Dos eleitores que afirmaram votar em Amin, 75% deles garante que não mudará de opinião até o dia 6 de outubro, assim como 73% dos eleitores de Luiz Henrique. Apenas 24% e 27% dos entrevistados, respectivamente, assinalou que ainda poderá mudar o voto.
No quesito rejeição, 21% dos entrevistados respondeu que não votaria em Esperidião Amin. José Fritsch e Gilmar Salgado têm 14%, enquanto Luiz Henrique alçança 13%. Antônio Bello Junior e Sérgio Grando têm rejeição de 11%. Num eventual segundo turno entre Amin e Luiz Henrique, o primeiro venceria com 53% dos votos contra 38%. Entre o pepebista e Fritsch, Amin venceria com 60% contra 30%.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.