Notícias

 | 09/08/2006 11h16min

Produção industrial de SC cai 0,7% em junho

Alimentos, com destaque para carnes, puxaram índice para baixo

A produção industrial de Santa Catarina apresentou, em junho, queda de 0,7% frente a maio, na série livre de influências sazonais, após crescimento de 2,3% no mês anterior.

No confronto com igual mês do ano passado também se observou taxa negativa (-2,2%). Com isso, o indicador acumulado nos primeiros seis meses do ano ficou em -1,0%. O indicador acumulado nos últimos 12 meses (-3,4%) mostrou desaceleração frente ao resultado de maio (-3,0%).

A principal contribuição negativa veio de alimentos (-15,8%), pressionado pela queda na produção da maior parte dos produtos pesquisados, com destaque para carnes e miudezas de aves. Em seguida, destacaram-se os resultados negativos observados em madeira (-23,5%) e vestuário (-16,5%). Por outro lado, máquinas e equipamentos (30,5%) exerceram as pressões positivas mais relevantes.

No encerramento do primeiro semestre do ano, a indústria catarinense recuou 1,0%, impulsionada pelo desempenho desfavorável de seis das 11 atividades pesquisadas. O maior impacto negativo veio novamente de alimentos (-10,8%), ainda bastante influenciado pela redução na produção de carne e miudezas de aves ao longo do ano.

Já entre os segmentos que ampliaram a produção, a principal contribuição positiva veio de veículos automotores (29,5%), seguido de borracha e plástico (14,6%) e máquinas e equipamentos (5,7%). Por fim, o índice de média móvel trimestral fica estável (0,0%) entre os trimestres encerrados em maio e junho.

Na comparação trimestre contra trimestre imediatamente anterior (ajustado sazonalmente) observa-se redução no ritmo da atividade fabril catarinense. Na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2006 verifica-se um recuo de 1,7%, ritmo bastante abaixo do registrado no primeiro trimestre deste ano (2,6%) e no último do ano passado (2,4%).

IBGE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.