Notícias

 | 02/07/2002 10h14min

Cafu levanta a taça do pentacampeonato na porta do avião

Felipão e o capitão acenaram bandeiras brasileiras da cabine do Boeing

O capitão Cafu foi o primeiro jogador pentacampeão a deixar o avião, com a Taça da Fifa nas mãos. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, estava ao lado do capitão. Cafu beijou a taça e a ergueu. O técnico, Luiz Felipe Scolari, também acompanhou o lateral direito. Em seguida, os demais jogadores, com as medalhas no peito, começaram a deixar a aeronave. Jornalistas foram os primeiros a desembarcar.

Pouco depois do pouso, Cafu e Felipão acenaram para os torcedores em Brasília ainda da cabine do Boeing que trouxe a delegação a Brasília. Os dois portavam bandeiras do Brasil.

Durante o vôo sobre a Capital federal, a aeronave foi escoltada por cinco caças da Força Aérea Brasileira (FAB), três Mirage e dois F-5. Segundo informações da Receita Federal, toda a delegação terá de passar pela alfândega antes de desembarcar na Base Aérea. Muitos torcedores estão no local.

Todos os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol e os integrantes da delegação receberão das mãos do presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, a Medalha da Ordem do Mérito Nacional, a mais alta comenda conferida pelo governo brasileiro, no grau de cavaleiro.

Na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio, milhares de torcedores já se concentram para saudar a delegação. A maioria está vestida de verde amarelo portando a Bandeira do Brasil.  No alto da rampa do edifício foi montado um pódium, onde o capitão Cafu vai erguer a taça da Fifa, conquistada domingo passado, no Japão

O caminhão em que os jogadores da Seleção pentacampeão da Copa do Mundo desfilarão em Brasília foi fabricado na Alemanha em 1970, quando a Seleção conquistou o tricampeonato de futebol. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Pedro Parente, a chegada do carro do Corpo de Bombeiros com os pentacampeões à Praça dos Três Poderes está prevista para as 11h30min.

O grupo baiano Olodum, que tocou durante todos os jogos do Brasil durante a Copa do Mundo, no Pelourinho, em Salvador (BA), está no Palácio do Planalto e executará o Hino Nacional quando a Seleção Brasileira chegar à Praça dos Três Poderes. A cantora Ivete Sangalo também irá participar da festa.

A festa de recepção dos pentacampeões devem contar com 200 mil pessoas na Capital federal. Segundo o comando da PM, cerca de 4,5 mil policiais farão a segurança. Soldados do Corpo de Bombeiros já reforçaram com escoras de madeira, a cerca que separa os populares, na Praça dos Três Poderes, do Palácio do Planalto. Parte desta cerca começou a ceder, por conta do grande número de pessoas concentradas no local. Até as 9h40min, 10 pessoas foram atendidas pelo posto da Cruz Vermelha montado na Praça dos Três Poderes. A maioria, segundo os bombeiros, em decorrência de desmaios.

Depois de Brasília, os jogadores serão homenageados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os gaúchos da Seleção do penta serão recepcionados em Porto Alegre, provavelmente nesta quarta.

As informações são da Agência Brasil.

Mais informações sobre a Copa no especial do clicRBS

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.