| 20/04/2006 15h51min
Os empresários brasileiros estão cautelosos com as condições atuais da economia e dos negócios. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de abril ficou em 55 pontos, menor do que os 57,2 pontos de janeiro deste ano, e muito próximo dos 55,8 pontos registrados em abril de 2005, informa pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o economista Renato da Fonseca, gerente-executivo da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, a cautela dos empresários é resultado da percepção de que não haverá mudanças significativas na economia que dêem novo impulso aos negócios. Com isso, a tendência das empresas é reduzir ou adiar os investimentos, o que resultará em uma expansão moderada da atividade produtiva.
– Os juros estão caindo em ritmo lento e a economia está crescendo pouco – lembra Fonseca.
Esse quadro explica porque os industriais estão menos otimistas do que em 2004, quando o país cresceu de 5,2%. Em outubro daquele ano, o Icei atingiu 63,8 pontos. Apesar da queda no Icei neste ano, Fonseca destaca que as expectativas são positivas, porque estão acima dos 50 pontos. Para os próximos seis meses, as perspectivas dos empresários para a economia e o desempenho dos negócios são melhores – o indicador de longo prazo atingiu 59,9 pontos em abril.
A pesquisa da CNI foi feita com 215 empresas de grande porte e 1.264 empresas de médio e pequeno porte, entre os dias 28 de março e 19 de abril.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.