Notícias

 | 22/02/2006 16h06min

França começará a vacinar patos com urgência

Campanha custará 1,6 milhão de euros ao governo francês

A França começará "o mais rápido possível" a campanha de vacinação preventiva de patos e gansos em três departamentos do país. A União Européia (UE) autorizou a medida hoje. A vacinação preventiva será aplicada às aves situadas em zonas de risco de contágio e que, por características específicas, não podem ser confinadas, acrescentou a mesma fonte.

Os países da UE autorizaram hoje a França e a Holanda a promover a vacinação de patos e gansos em regiões específicas e sob controle rigoroso contra o vírus H5N1, embora a carne dessas aves sofra limitações para o comércio, indicou a Comissão Européia em comunicado.

A UE proibiu que as aves vivas vacinadas sejam transportadas para fora dos respectivos países, embora sua carne e produtos avícolas possam ser comercializados sob rigoroso controle. O Ministério da Agricultura da França indicou que serão vacinadas as aves que se encontrem próximas a regiões úmidas e lugares de passagem de aves migratórias nos departamentos atlânticos de Landes, Loire-Atlantique e Vendée.

A campanha de vacinação afetará quase 2 milhões de animais distribuídos em 2 mil estabelecimentos e custará 1,6 milhão de euros aos cofres do governo francês.

A França ordenou no último dia 15 o confinamento de todas as aves de granja do país diante do risco de contágio da gripe aviária. No entanto, os patos e os gansos destinados majoritariamente à produção de patês não podem ser enclausurados pois essa medida aumentaria sua mortalidade.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.