| 22/02/2006 11h15min
Os países da União Européia (UE) autorizaram hoje a França e a Holanda a vacinarem suas aves de granja contra a gripe aviária em regiões específicas e sob severo controle, conforme informado hoje pela Comissão Européia (CE, órgão executivo da UE).
Holanda e França serão os primeiros países do bloco que praticarão a vacinação preventiva contra o vírus H5N1 - de alta periculosidade - em aves de fazenda, após contarem com o sinal verde do Comitê Permanente da Cadeia Alimentar da UE.
Os planos dos dois países foram permitidos com a condição de que, ao implementá-los, sejam cumpridos os requisitos de segurança. Além disso, haverá limitações para o comércio das aves vacinadas, assim como sua carne, ovos e outros produtos derivados, segundo a nota.
A UE proibiu que as aves vivas vacinadas sejam exportadas fora dos respectivos países, embora sua carne e produtos avícolas possam ser vendidos sob controle rigoroso.
Com casos já confirmados de gripe aviaria, a França imunizará patos e gansos em três departamentos, áreas de alto risco e onde é difícil evitar o contato entre as aves de granja e as silvestres.
O programa começará imediatamente e se estenderá até 1º de abril, atingindo 900 mil animais.
Na Holanda, a vacinação será aplicada a entre um e três milhões de aves de criação ou animais de estimação e a cinco milhões de galinhas chocadeiras criadas ao ar livre, e será uma medida voluntária, como alternativa ao confinamento dos animais.
As aves caseiras vacinadas no país só poderão ser transportadas a estabelecimentos onde tenham sido implantados os mesmos controles, e o transporte a outro país estará sujeito à autorização do Governo holandês e das autoridades do local de destino.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.