| 17/03/2002 19h25min
Os primeiros números da apuração das prévias realizadas neste domingo, dia 17, para escolher o candidato a governador pelo PT mostram vantagem do prefeito Tarso Genro sobre o governador Olívio Dutra. Com cerca de 3 mil votos apurados, o prefeito da Capital tem 58,8% dos votos, contra 41,2% do governador do Estado. Tarso venceu nas cidades de Caxias (375 a 359 votos), Santa Cruz do Sul (360 a 138), Ijuí (206 a 134) e Lajeado (134 a 57).
O prefeito acompanha a apuração em casa, e o governador Olívio Dutra está no Palácio Piratini. Os dois vão para a sede estadual do partido na Avenida Farrapos mais tarde.
Três urnas poderão ser impugnadas no Estado devido ao encerramento da votação cinco horas antes do previsto. Os casos ocorreram em Esperança do Sul, na Região Celeiro, em Terra de Areia, no Litoral Norte, e em Mato Leitão, no Vale do Taquari. As urnas foram abertas às 9h e deveriam ser fechadas apenas às 17h em todos os municípios que participaram da votação.
Nos outros municípios o clima do pleito foi de tranqüilidade. Antes do início da votação, Olívio e Tarso tomaram juntos o café da manhã. Logo em seguida, votaram na Capital e seguiram em peregrinação por cidades da Região Metropolitana. Ambos retornaram a Porto Alegre antes das 17h a fim de acompanhar a apuração do resultado.
No Interior, a principal polêmica ocorreu em Pelotas, na Região Sul, devido a caixas de som e cartazes em apoio ao atual governador fixados em frente à sede do PT. Militantes ligados ao prefeito Tarso Genro reclamaram junto à direção municipal, que considerou a propaganda irregular. O caso foi registrado em ata pelo presidente Paulo Oppa Ribeiro. Em cinco municípios da região Litoral Sul do Diretório Estadual do PT, não houve votação. Chuí, Pedro Osório, Turuçu, Cerrito e Arroio do Padre estariam em dívidas com o diretório estadual e os filiados foram impedidos de votar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.