Haiti | 13/01/2010 18h14min
O Haiti é o país que receberá a maior ajuda financeira enviada pelo Brasil a outras regiões nos últimos anos. O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira que o repasse de US$ 15 milhões para o país vizinho ocorrerá nos próximos dias. O dinheiro virá do orçamento do próprio Itamaraty.
O chanceler reconheceu que há dificuldades em repassar os recursos, assim como distribuir os alimentos e a água enviados para o país caribenho. Segundo Amorim, as dificuldades começam na falta de acesso de comunicação com as autoridades haitianas.
- Não foi possível até o momento expressar o nosso engajamento para ajudar o povo haitiano -, disse.
As dificuldades de comunicação no país vizinho se devem à interrupção nas linhas telefônicas e internet. Amorim disse que está mantendo contato com o encarregado de negócios da embaixada brasileira, Cláudio Campos, via email.
O ministro ressaltou que as
dificuldades no Haiti sempre existiram, mas se acentuaram depois
dos abalos sísmicos. O chanceler lembrou que esteve no país por oito vezes e a recomendação que recebeu foi para evitar pousos e decolagens noturnas pela falta de controle aéreo na região.
- O aeroporto de Porto Príncipe, capital haitiana, sempre foi precário. Há uma precariedade básica que agora está evidentemente agravada. Mas não há impedimento para que a ajuda humanitária possa chegar lá -, disse o chanceler. De acordo com ele, a instabilidade política e econômica causa dificuldades na coordenação das atividades.
Além do envio de cerca de US$ 15 milhões, o governo brasileiro vai enviar oito aviões com alimentos e água para o Haiti. Um dos aviões, um C-130 Hércules, seguiu de Brasília rumo a Porto Príncipe. Foram levados açúcar cristal, embutidos, sardinha e água.
Há 1.310 brasileiros no Haiti, dos quais 1.250 são militares servindo nas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o Itamaraty.
O mais grave
dos terremotos ocorreu nesta terça-feira por
volta das 17h do horário de Brasília e não destruiu a Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, mas causou rachaduras e várias danificações no prédio. Por segurança, os funcionários deixaram o local e foram alojados no centro cultural Brasil-Haiti. Não há informações de funcionários da embaixada feridos ou desaparecidos.
Acompanhe a cobertura de zerohora.com
Blog ao vivo: acompanhe as notícias em tempo real
Blog Terremoto no Haiti: veja fotos da tragédia
Blog Conexão Haiti: um espaço para relatos sobre
o país
Central de Comunicação: envie ou receba informações sobre o Haiti
No site Catástrofe no Haiti a cobertura em infográficos
"Sentimos o tremor por uns 20 segundos", relata leitor. Você está na região? Mande seu
relato
Em infográfico, entenda o que aconteceu no país caribenho:
No You Tube, internautas postam imagens direto do Haiti:
Populares carregam vítima que ficou ferida em desmoronamento na capital do Haiti
Foto:
Agência Brasil
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.