Notícias

 | 11/12/2009 09h04min

Granizo destroi lavouras no norte do Rio Grande do Sul

Chuva durou aproximadamente 15 minutos e foi suficiente para arrasar plantações de soja e milho

Uma chuva de granizo no começo da noite de quarta-feira destruiu lavouras no norte do Rio Grande do Sul. A faixa mais atingida, em Erechim, deixou estragos irreparáveis.

O temporal não durou mais que 15 minutos, mas as pedras deixaram um rastro de destruição na região. Foram registrados 52 milímetros de chuva.

Na propriedade do agricultor Mário Moretto, mais de cem hectares de milho e soja foram atingidos pelo granizo. O plantio havia sido feito há 20 dias.

– A única alternativa é secar e replantar tudo – avalia o técnico agrícola Cássio Montagner.

O prejuízo para Moretto, que cultiva a área há 54 anos, soma mais de R$ 200 mil. Desanimado, pensa em desistir da atividade. A Emater está fazendo um novo levantamento sobre as perdas nas lavouras da região. O temporal atingiu áreas isoladas. Ontem, a Emater divulgou acompanhamento de safra que praticamente mantém os dados de área a ser cultivada com os grãos de verão. A soja segue com significativo atraso no plantio. O percentual atinge somente 65% do previsto, quando deveria estar em 81%, segundo a média das últimas safras.

O município de Floriano Peixoto, que também foi atingido pela chuva forte, as localidades do interior ficaram isoladas. Foram mais de 90 milímetros de chuva em cerca de 40 minutos. A prefeitura suspendeu por dois dias o turno único e realizará hoje um mutirão para fazer consertos em estradas e pontilhões no meio rural.

 

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.