Notícias

 | 01/12/2009 14h33min

Espanha não reconhecerá eleições hondurenhas sem acordo, diz Zapatero

Ele afirmou que é preciso adotar decisões que impeçam novas tentações golpistas

O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu hoje que Porfirio Lobo e Manuel Zelaya possibilitem um novo acordo nacional em Honduras, que marque procedimentos para restaurar a ordem democrática, sem o qual a Espanha não poderá reconhecer um novo presidente.

Em entrevista coletiva após a 19ª Cúpula Ibero-Americana, Zapatero disse que, "hoje, não haveria condições" para que o Príncipe de Astúrias assistisse à posse de Lobo como presidente de Honduras, prevista para 27 de janeiro, e advertiu que é "fundamental" conseguir antes um grande acordo nacional, reivindicado pela Espanha e pela comunidade ibero-americana. 

— As coisas têm que mudar, têm que passar por mudanças importantes — disse o presidente do governo espanhol, após argumentar que "a atitude lógica" é não reconhecer, mas também não ignorar as eleições, para trabalhar para restituir a legalidade, alcançar um acordo nacional e adotar decisões que impeçam novas tentações golpistas.

Zapatero insistiu em que será necessário adotar as decisões oportunas para que ninguém "possa ter um sentimento de impunidade" diante das "ações que pudessem tentar violentar sistemas democráticos".

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.