Notícias

 | 30/11/2009 16h47min

Lobo afirma que não permitirá a Chávez nem a ninguém interferir em Honduras

Países do continente seguem divididos sobre reconhecimento do resultado do pleito

O vencedor das eleições realizadas em Honduras neste domingo, Porfirio Lobo, disse nesta segunda-feira que não vai permitir que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, nem ninguém "interfera" na crise que atinge seu país.

- Que nem ele (Chávez), nem ninguém ouse colocar o nariz em Honduras - advertiu Lobo.

Segundo autoridades eleitorais hondurenhas, Lobo, do conservador Partido Nacional obteve no pleito de ontem 55,9% dos votos, contra 30,09% de Elvin Santos, do Partido Liberal.

- Honduras é um país livre, independente e soberano. Não aceitaremos imposições de ninguém, nem compromissos políticos que gerem mais divisão - insistiu Lobo.

Chávez classificou o pleito hondurenho de "farsa" e disse que o mesmo serviu para mostrar a "dupla moral ianque" e o "discurso duplo" do presidente americano, Barack Obama. Os países do continente americano estão divididos entre os que reconhecem o processo eleitoral e seus resultados, como é o caso da Colômbia, e os que não reconhecem. Os que não reconhecem o fazem porque a eleição ocorreu antes da restituição do destituído presidente Manuel Zelaya ao poder.

- Queremos restabelecer e normalizar as relações com todos os países. Que nos respeitem assim como os respeitamos - sustentou Lobo - Não houve vencedores nem vencidos. A democracia triunfou. Não podemos ficar no passado. O mais importante é ver o futuro e evitar tudo aquilo que divida ainda mais - acrescentou.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.