| 30/11/2009 03h36min
O candidato do Partido Nacional, Porfirio Lobo, é o virtual presidente de Honduras nas eleições deste domingo, com 55,90% dos votos, segundo o primeiro relatório oficial do Tribunal Supremo Eleitoral, após apurados 61% das mesas.
Elvin Santos, candidato do Partido Liberal, o mesmo de Manuel Zelaya, reconheceu sua derrota para Lobo.
— Hoje o povo nos mostrou um caminho que devemos seguir: Em votação livre e soberana, os hondurenhos decidiram escolher a dom Porfirio Lobo Sosa como seu próximo presidente da República, só nos resta aceitar essa vontade e a acatamos serenamente — expressou Santos em uma declaração que leu perante seus partidários e a imprensa.
— Ao presidente eleito dizemos: conte conosco — acrescentou o candidato derrotado, que pediu "ao povo liberal que levante sua cabeça e se some a esta celebração de toda Honduras, hoje (domingo) que a democracia exerceu sua soberania".
— Além dos resultados desta
eleição, nosso país parou frente ao mundo para dar uma
imensa lição de dignidade, de maturidade política, de maturidade cívica.
Santos se referia à postura da maior parte da comunidade internacional de não reconhecer os resultados das eleições hondurenhas por ter sido realizada em uma situação de ruptura da ordem constitucional, por causa do golpe de Estado contra o presidente Manuel Zelaya.
O candidato liberal, correligionário de Zelaya, apelou aos hondurenhos para que deixem de lado os "interesses particulares e privilegiar os interesses da pátria". Ele afirmou que "o próximo governo contará com uma oposição leal", que apoiará todas as iniciativas que traga progresso.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.