Notícias

 | 13/09/2009 12h50min

Tratamento de sementes de soja com fungicidas: eficácia e baixo custo

Prática representa cerca de 0,6% do custo total de produção

No mês de outubro começa o período de semeadura de soja em Mato Grosso do Sul, segundo o zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) da cultura para a safra 2009/10.

No planejamento do processo produtivo, um dos pontos que o produtor considera como mais importante é o financeiro. Levando-se em conta todos os gastos necessários para a produção da lavoura, o tratamento de sementes com fungicidas é a prática de menor custo, quando comparada com as demais. A orientação é do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Augusto César Pereira Goulart.

Segundo ele, a prática representa aproximadamente 0,6% do custo total de produção.

– Nem sempre a semeadura é realizada em condições ideais, o que resulta em sérios problemas de emergência, caso o tratamento de sementes com fungicidas não seja realizado. Consequência disso é, muitas vezes, a necessidade da ressemeadura, o que acarreta enormes prejuízos ao produtor – explica.

No caso da soja, o pesquisador acrescenta que a ressemeadura no sistema convencional pode representar 11,43% a mais no custo de produção. Já no sistema plantio direto, no qual a ressemeadura exige o uso de herbicidas, o prejuízo é maior, representando 17,93% a mais no custo de produção.

De acordo com o pesquisador, quando semeada em solos com boa disponibilidade de água e temperaturas adequadas, a soja começa o processo de germinação e emerge rapidamente. Quando essas condições não são satisfeitas, as sementes ficam armazenadas no solo à espera de condições favoráveis para o início do processo. Durante esse tempo, a germinação e emergência da soja ocorrem mais lentamente. Isso proporciona aos fungos do solo e da própria semente maior oportunidade de ataque, podendo causar sua deterioração ou a morte de plântulas.

– Nessas condições, torna-se imprescindível a utilização do tratamento das sementes de soja com fungicidas. Esta prática proporciona maiores benefícios quando as sementes - ou a plântula - são submetidas a diferentes tipos de estresse durante as duas primeiras semanas após a semeadura. O tratamento das sementes com fungicidas promove uma zona de proteção ao redor da mesma contra os microorganismos do solo e previne a sua deterioração nesse período – diz Augusto.

O pesquisador afirma que o tratamento de sementes de soja é recomendado quando as sementes estiverem contaminadas por fungos fitopatogênicos (determinado através da realização do teste de sanidade de sementes)ou as condições de semeadura são adversas, tais como ocorrência de chuvas muito pesadas.

Durante a operação de tratamento, o fungicida sempre deverá ser aplicado em primeiro lugar, para garantir boa cobertura e aderência do mesmo às sementes. Isto também vale para a adição de grafite nas sementes de soja (prática comum entre os produtores, que tem como finalidade proporcionar melhor fluxo das sementes na semeadora), o qual deverá ser incorporado às sementes após a aplicação dos fungicidas.

EMBRAPA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.