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 | 02/09/2009 11h19min

Produtores do Brasil terão que ser criativos para comercializar soja, afirmam especialistas

Safra norte-americana pode ser a maior da história, dificultando comercialização do grão brasileiro

Criatividade e monitoramento do mercado são algumas das ferramentas que os produtores brasileiros de soja vão ter que utilizar para comercializar a safra 2009/2010. Pelo menos é o que afirmam especialistas que participaram do quarto Simpósio da Cultura da Soja, que começou nessa terça, dia 1°, em Piracicaba (SP). Sobre a safra de soja norte-americana, os analistas confirmam que deve ser a maior da história.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a colheita da soja em 87 milhões de toneladas, mas analistas acreditam que este número possa ser ainda maior. Segundo Daniele Siqueira, da Agência Rural, a safra do grão no país deve ser uma das maiores da história.

Diante deste cenário, a analista afirma que os produtores brasileiros precisam monitorar o mercado e esperar o momento certo para vender a soja. Com a perspectiva de muita oferta do grão e tendência de preços baixos, a saída para os produtores brasileiros comercializarem a safra 2009/2010 é a criatividade. Pelo menos é o que afirma o professor do Departamento de Economia da Esalq/USP, Pedro Valentim Marques. Ele acredita que em função do não cumprimento de alguns contratos de troca por parte dos produtores de soja na safra anterior, as tradings devem selecionar mais e o financiamento da lavoura deve ficar concentrado.

Na operação de troca, a empresa fornece insumos e depois recebe o pagamento com a soja, no período da colheita, e o preço fixado de acordo com o mercado futuro. O professor afirma que esta modalidade fica mais difícil de ser feita e os produtores vão ter que buscar alternativas para comercializar o produto.

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