Notícias

 | 02/06/2009 20h31min

CPI da Petrobras pode prejudicar a empresa, diz Lobão

Ministro alertou para as "repercussões negativas" que a investigação pode ter no Exterior

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, reiterou nesta terça-feira que Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que será instalada no Senado sobre as contas da Petrobras pode afetar a imagem e as operações da empresa.

— Paralisada 100% não ficará, mas haverá dificuldades — disse o ministro no Congresso, onde também alertou para as "repercussões negativas" que uma investigação desse tipo pode ter no Exterior.

A pedido da oposição, o Senado concordou em criar uma comissão que analisará as contas da companhia, em virtude de denúncias que sugerem uma série de irregularidades administrativas na petrolífera.

A comissão deveria ser instalada formalmente hoje, mas senadores do governo que devem integrar o grupo não compareceram e, desta forma, impediram a constituição da CPI, que ficou para quinta-feira.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) criticou a "manobra" governista e afirmou que se a comissão não puder ser instalada em breve, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) "para que faça respeitar as decisões" adotadas pelo Senado.

Entre as denúncias que serão investigadas figuram supostas irregularidades na distribuição de royalties a municípios e uma suposta manobra contábil da empresa para sonegar cerca de R$ 3 bilhões em impostos.

Além disso, a oposição pretende esclarecer supostas fraudes nas licitações para a reforma de quatro plataformas marítimas de exploração de petróleo.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.