Notícias

 | 11/05/2009 16h05min

Ouvidor agrário anuncia criação de estrutura para resolver questões de terra

Na Amazônia, apenas o Estado do Pará conta com promotorias

O ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, informou nesta segunda, dia 11, que vai ser criada uma estrutura especializada para a resolução das questões de terra no país, com a instituição de varas e promotorias, defensorias, além de polícias militar e civil específicas. Segundo ele, a nova estrutura poderá reverter a situação criada pelos problemas agrários existentes no país.

De acordo com Gercino, nos últimos 10 anos foram instituídos órgãos especializados em questões agrárias em apenas 10 Estados, mas, dentro de um ano, poderão ser criadas estruturas em mais 10, o que contribuirá para a redução dos conflitos no campo.

Ele afirmou que, em Alagoas e em Minas Gerais, onde tais órgãos já funcionam, os conflitos diminuíram sensivelmente. Na Amazônia, somente o Estado do Pará dispõe de promotorias agrárias.

Em entrevista após a abertura do Fórum Nacional para Monitoramento e Resolução dos Conflitos Fundiários Rurais e Urbanos, Gercino ressaltou que a nova estrutura agrária vai contribuir para a redução do número de conflitos e da violência no campo. A violência deverá "cair bastante ou, quem sabe, até chegar a zero ou próximo disso", afirmou.
O evento está sendo realizado em Brasília.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.