Notícias

 | 17/04/2009 17h05min

Obama chega a Trinidad e Tobago para participar da Cúpula das Américas

Presidente Lula já está em Port of Spain, onde o evento será aberto nesta sexta-feira

Atualizada às 17h58min

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira a Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, para participar da 5ª Cúpula das Américas.

Obama chegou ao país no Air Force One, após uma escala no México e depois que outros líderes chegaram à ilha caribenha para a reunião de chefes de Estado e de governo das Américas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se encontra em Port of Spain, onde hoje a cúpula será aberta, assim como os líderes de Argentina, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Canadá e Paraguai.

Obama foi direto ao hotel onde ficará hospedado até domingo em Port of Spain, para depois participar da abertura do evento.

Este é o primeiro encontro de Obama com todos os líderes da América Latina e do Caribe desde que tomou posse do cargo, em janeiro.


As discussões centrais
CUBA
O presidente cubano não estará presente na reunião – o país é o único que não integra a Organização dos Estados Americanos (OEA). Nem por isso, deixará de entrar na pauta. Aliás, a situação de Cuba, que desde 1962 sofre um embargo comercial americano, deverá aparecer no discurso de muitos governantes latino-americanos – que já haviam pedido a Obama uma suavização das medidas em relação à ilha.
RELAÇÕES VENEZUELA / EUA
A Venezuela fornece cerca de 10% do petróleo importado pelos Estados Unidos. Ainda assim, os dois países viveram uma guerra de palavras durante o governo de George W. Bush, a quem o venezuelano Hugo Chávez se referiu como “diabo” em um discurso nas Nações Unidas. Sobre o atual presidente americano, Barack Obama, foi sucinto. “Ele é o líder do seu país e será um dos muitos que terei a oportunidade de conhecer”, afirmou.
CRISE ECONÔMICA
A crise econômica será o principal tema em discussão. Além de avaliar o seu impacto, os países também deverão definir medidas que podem ajudar a minimizar os efeitos da turbulência financeira. Diante da atual situação econômica dos EUA – nação onde a crise teve origem –, muitos países não estão dispostos a ouvir sermões dos americanos sobre como devem se comportar daqui para frente.

EFE
Evan Vucci, AP  / 

Este é o primeiro encontro de Obama com todos os líderes da América Latina e do Caribe desde que tomou posse do cargo
Foto:  Evan Vucci, AP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/04/2009 14h11min
Lula viaja para Trinidad e Tobago, após defender América Latina perante Obama
17/04/2009 04h39min
Cúpula das Américas será teste para Obama
16/04/2009 19h40min
Brasil é "potência econômica" e deve ser parceiro dos EUA, diz Obama
16/04/2009 17h39min
EUA precisam mudar visão que têm da América Latina, diz Lula
16/04/2009 15h08min
Por telefone, Lula e Obama discutem Cuba e crise
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.