| 03/02/2009 02h52min
Depois de ter anunciado a conquista do equilíbrio das contas gaúchas para o público interno, a governadora Yeda Crusius começou ontem uma peregrinação pelo país para divulgar o déficit zero. O roteiro se inicia em Brasília com conversas com deputados e participação em cerimônia de posse no Tribunal de Contas da União (TCU).
A agenda oficial por Estados e municípios deve ser fechada hoje em Brasília. A ideia de Yeda é não fazer palestras, mas tratar do déficit zero em contatos com governadores e prefeitos. Como seriam visitas de cortesia, o custo da viagem deve ser bancado pelo governo gaúcho, dizem colaboradores. A aliados, Yeda afirmou que pretende ficar até 10 dias fora do Estado. Por essa razão, não é necessário transferir o cargo ao vice-governador Paulo Afonso Feijó (DEM), seu desafeto desde a campanha eleitoral de 2006.
Apresentar o chamado déficit zero como uma conquista histórica é essencial para o PSDB nacional, partido da governadora. Após uma enxurrada de
notícias negativas sobre o
Estado em 2008, o objetivo é mostrar em nível nacional que a administração Yeda consertou as finanças estaduais.
— É um belo exemplo para o PSDB. Vamos mostrar que pegamos um Estado que gastava mais do que arrecadava e fizemos um Estado superavitário. Já fizemos isso em São Paulo e em Minas Gerais. Alagoas está tentando — ressaltou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente nacional do partido.
Guerra reconhece que a maratona nacional de Yeda é uma forma de preparar o terreno para a sucessão presidencial em 2010. O governador paulista José Serra (PSDB) é o principal nome da oposição para enfrentar a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
— Ficou muita gente batendo no que estávamos fazendo por muito tempo no Rio Grande do Sul. Quanto mais melhorar a imagem dela e do governo em todo lugar, é melhor para o partido, que vai disputar a eleição daqui a um ano e meio — explicou
Guerra.
Às 13h14min de ontem, a governadora
foi a Brasília em um jato executivo locado, modelo Citation SII. A aeronave é capaz de transportar até oito passageiros em primeira classe. Antes de viajar, Yeda participou da festa de Nossa Senhora de Navegantes, na Capital.
Em Brasília, a governadora deve se reunir a partir das 14h com deputados para discutir a pauta do ano no Congresso, como as reformas política e tributária. As reuniões ocorrerão no Escritório de Representação do Rio Grande do Sul na Capital Federal, comandado pelo jornalista Fernando Guedes.
Antes, às 11h, ela participa da posse do ex-senador José Jorge (DEM-PE) como ministro do TCU. A governadora também poderá se encontrar com integrantes da executiva nacional do PSDB.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.