Notícias

 | 05/01/2009 11h55min

UE está pronta para recolocar observadores na fronteira entre Gaza e Egito

Delegação de uma missão europeia e Sarkozy se reuniram com o presidente egípcio

A União Europeia (UE) está pronta para recolocar observadores na passagem fronteiriça de Rafah, que separa a Faixa de Gaza e o Egito, assim que for alcançado um cessar-fogo no território palestino, afirmou hoje o alto representante para Política Externa e Segurança Comum do bloco, Javier Solana após participar de uma reunião com o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

A passagem de Rafah está fechada desde que o movimento palestino Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007, após combates contra forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. Com a saída dos representantes da ANP de Gaza, retiraram-se também da passagem fronteiriça de Rafah os observadores europeus, e o Egito decidiu manter fechado o ponto fronteiriço e abrí-lo apenas por razões humanitárias.

Solana fez suas declarações na cidade turística egípcia de Sharm el-Sheikh, onde hoje uma missão europeia liderada pelo ministro de Assuntos Exteriores tcheco, Karl Schwarzenberg, se reuniu com Mubarak.

O posto de Rafah é o único que liga Gaza ao Exterior. Os outros postos fronteiriços conectam o território palestino a Israel.

A comissária das Relações Exteriores da UE, Benita Ferrero-Waldner, disse que o bloco fará todos os esforços possíveis para que se permita a assistência humanitária a Gaza:

— A UE tentará conseguir que os hospitais trabalhem de novo. Isso requer um imediato cessar-fogo, e nós vamos cooperar com nossos amigos na região nesses esforços.

Depois de se reunir com Mubarak, a missão europeia foi para Israel. A delegação também planeja se reunir com autoridades palestinas na Cisjordânia e com autoridades jordanianas, como parte da viagem pela região, que termina amanhã.

Solana viajará também à Síria e ao Líbano, na terça-feira, para se reunir com as autoridades desses dois países, chaves para qualquer solução negociada no Oriente Médio.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também se reuniu com o presidente egípcio nesta segunda-feira na cidade turística de Sharm el-Sheikh, na Península do Sinai. Sarkozy também faz uma viagem pela região para tentar conseguir um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O presidente francês e Mubarak conversam durante um almoço sobre "os esforços para alcançar um imediato cessar-fogo em Gaza e suspender os ataques israelenses contra os palestinos".

A breve visita ao Egito de Sarkozy será seguida por outras escalas na Cisjordânia, para se reunir com as autoridades palestinas, segundo o programa original, e esta noite deve chegar a Jerusalém.



O editor de Mundo de Zero Hora, Luciano Peres, explica o conflito na Faixa de Gaza

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza

EFE

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/01/2009 11h01min
Irã sugere corte do fornecimento de petróleo para interromper ataques a Gaza
05/01/2009 08h49min
Sarkozy é esperado no Egito para conseguir trégua na Faixa de Gaza
05/01/2009 08h04min
Bombardeios israelenses matam mais 23 civis palestinos
04/01/2009 16h45min
Brasileiros que vivem no sul de Israel temem sair às ruas por causa de conflito em Gaza
04/01/2009 15h53min
Presidente de Israel descarta trégua em Gaza
04/01/2009 14h58min
Brasil condena ofensiva terrestre em Gaza e pede reunião internacional
04/01/2009 14h49min
Ataques israelenses impedem Egito de enviar ajuda humanitária a Gaza
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.