Notícias

 | 05/01/2009 08h49min

Sarkozy é esperado no Egito para conseguir trégua na Faixa de Gaza

Presidente egípcio recebeu nesta segunda-feira delegação da União Européia

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, é esperado hoje no Egito em uma missão diplomática que busca uma trégua na Faixa de Gaza, dentro dos esforços internacionais para evitar uma escalada da tensão no Oriente Médio. Sarkozy se reunirá no final do dia de hoje com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no extremo sul da Península do Sinai, lugar preferido pelo governante egípcio para receber personalidades estrangeiras.

A agenda divulgada no fim de semana passado em Paris indicava que Sarkozy chegaria ao Egito na primeira etapa de sua viagem pela região, e do Cairo viajaria a Jerusalém e Ramala, para se reunir com as autoridades palestinas. Fontes oficiais egípcias, no entanto, disseram que Sarkozy viajará primeiro a Jerusalém e Ramala, e depois irá ao Egito, ainda nesta segunda-feira. A viagem inclui também passagens por Damasco e Beirute, para se reunir com as máximas autoridades sírias e libanesas.

A mudança de planos pode estar ligada ao desejo do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, de estar presente na terça-feira na reunião do Conselho de Segurança da ONU na qual será analisada a situação da Faixa de Gaza.

No Egito, Mubarak recebeu nesta segunda-feira uma delegação da União Européia (UE) que chegou ontem à noite ao Egito, em outra viagem paralela pela região para tentar aliviar a situação humanitária em Gaza e conseguir um cessar-fogo.

Mubarak recebeu a missão, liderada pelo ministro de Assuntos Exteriores tcheco, Karl Schwarzenberg, em Sharm el-Sheikh, em encontro que também teve a presença do ministro de Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit.

Não há informações oficiais sobre os resultados desta visita, mas, ontem à noite, a missão européia — em entrevista coletiva — insistiu na necessidade de alcançar em breve uma trégua em Gaza e declarou sentir-se "profundamente comovida" pela situação no território palestino.

Logo após se reunir com Mubarak, a missão da União Européia se dirigiu a Israel, Cisjordânia e Jordânia, para continuar suas gestões.


O editor de Mundo de Zero Hora, Luciano Peres, explica o conflito na Faixa de Gaza

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza

EFE

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/01/2009 08h04min
Bombardeios israelenses matam mais 23 civis palestinos
04/01/2009 16h45min
Brasileiros que vivem no sul de Israel temem sair às ruas por causa de conflito em Gaza
04/01/2009 15h53min
Presidente de Israel descarta trégua em Gaza
04/01/2009 14h58min
Brasil condena ofensiva terrestre em Gaza e pede reunião internacional
04/01/2009 14h49min
Ataques israelenses impedem Egito de enviar ajuda humanitária a Gaza
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.