Notícias

 | 05/01/2009 11h01min

Irã sugere corte do fornecimento de petróleo para interromper ataques a Gaza

Governo iraniano disse estar disposto a adotar qualquer medida política e econômica contra Israel

O governo do Irã disse hoje estar disposto a utilizar "qualquer medida política e econômica" contra Israel e os países que o apoiam para conseguir o fim dos ataques contra a Faixa de Gaza, realizados desde 27 de dezembro.

O porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano, Hassan Ghashghavi, referiu-se, assim, a declarações de um general iraniano que disse que, em represália pelo ataque contra Gaza, os países muçulmanos deveriam cortar o fornecimento de petróleo às nações que apoiam Israel.

— O petróleo pode servir como um fator potente para pressionar os Estados Unidos e os países europeus que apoiam o regime sionista — afirmou o chefe militar iraniano, acrescentando que o corte do fornecimento de petróleo "pode ser uma das táticas do mundo do Islã para apoiar os inocentes palestinos".

O Irã é o segundo maior produtor entre os países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), depois da Arábia Saudita.

O porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano se mostrou partidário de adotar as medidas adequadas para conseguir o fim dos ataques contra Gaza e a suspensão do bloqueio sofrido pelo território palestino há um ano e meio:

— No Irã, estamos dispostos a agir para tornar realidade estes passos.

Além disso, Ghashghavi pediu ao governo do Egito que "cumpra sua obrigação histórica e moral a respeito do povo de Gaza", em referência à decisão do Cairo de manter fechada a passagem fronteiriça de Rafah, a única que liga Gaza ao exterior.

Ghashghavi acrescentou que o ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, enviou uma carta ao chefe da diplomacia egípcia, Ahmed Aboul Gheit, na qual ressalta a disposição do Irã de estabelecer um hospital de campanha perto da fronteira com Gaza.


O editor de Mundo de Zero Hora, Luciano Peres, explica o conflito na Faixa de Gaza

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.