Notícias

 | 11/12/2008 12h17min

Governo belga define medidas contra a crise que somam 4 bilhões de euros

Medida reduzirá imposto sobre novas construções de 21% para 6%

O governo belga definiu um plano de relançamento econômico para enfrentar a crise econômica e uma inevitável recessão, com medidas que totalizam cerca de 4 bilhões de euros, informa hoje a imprensa. O plano, estipulado na noite anterior, também inclui o acordo social, que fixa quanto os salários podem aumentar nos próximos dois anos, mas associações patronais e sindicatos ainda precisam aprová-lo.

Precisamente, o governo propõe que, além da indexação automática dos salários — que adapta o salário proporcionalmente à inflação —, os salários podem subir no máximo 125 euros em 2009 e 250 euros em 2010. Também aumentará a remuneração para as pessoas em desemprego técnico, que subirá para 70% do salário, em vez dos 65% atuais, com um valor máximo de 2.206 euros mensais, a fim de melhorar seu poder aquisitivo. Outra medida será a redução do imposto sobre novas construções de 21% para 6%, a fim de estimular este importante setor na economia belga.

No entanto, ainda não foi decidido se a medida será aplicada sobre toda a construção ou sobre uma parte das obras, para evitar que favoreça especialmente as pessoas que constroem casas muito luxuosas.

O governo ainda não apresentou formalmente o plano de relançamento econômico, mas a imprensa belga estima que o total das medidas propostas será de cerca de 4 bilhões de euros. O plano chega na última hora, já que, na cúpula européia a ser realizada hoje e amanhã, em Bruxelas, os países-membros estão convidados a apresentar suas estratégias para enfrentar a crise.

Entenda a crise:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.