Notícias

 | 27/11/2008 11h01min

Governo tailandês declara estado de exceção nos aeroportos

Porta-voz do Exército nega rumores de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Tailândia, Somchai Wongsawat, declarou nesta quinta-feira estado de exceção nos dois aeroportos — de Suvarnabhumi, o principal do país, e de Don Muang — ocupados por manifestantes que pedem a renúncia do governo.

A decisão foi adotada durante uma reunião de urgência que aconteceu na cidade de Chiang Mai, cerca de 600 quilômetros ao norte de Bangcoc, e em meio a intensos rumores sobre um golpe de Estado.

No entanto, o porta-voz do Exército da Tailândia, Sansern Kaewkamnerd, negou que as Forças Armadas estejam preparando um golpe. O militar disse que a movimentação de tanques vista na capital tailandesa fazia parte de uma mudança aprovada antes, e acrescentou que os veículos blindados já voltaram ao quartel.

A medida de emergência adotada pelo Executivo não inclui, no entanto, os milhares de manifestantes que desde 26 de agosto ocupam a sede do governo da Tailândia. Logo após ser anunciada a decisão, responsáveis da Aliança do Povo para a Democracia, que lidera os protestos, pediram calma a seus simpatizantes.

O ministro da Saúde, Chalerm Yoobamrung, disse que em primeiro lugar haverá a tentativa de dialogar com os líderes opositores para que voltem de forma pacífica para casa, mas afirmou que tem 30 equipes médicas de emergência preparadas para intervir se for necessário. A polícia ficará encarregada de retirar os milhares de manifestantes que desde esta madrugada ocupam os aeroportos de Suvarnabhumi, o principal do país, e de Don Muang, ambos em Bangcoc. O primeiro-ministro tailandês decidiu confiar a missão ao corpo policial diante da reiterada recusa do chefe do Exército tailandês, general Anupong Paochinda, em utilizar a força com os opositores.

A crise política na Tailândia data das eleições parlamentares de 2007, vencidas pelos mesmos políticos que tinham sido expulsos do Governo no ano anterior através de um golpe militar.

EFE
Udo Weitz, EFE   / 

Aeroporto de Suvarnabhumi, o principal da Tailândia, está fechado desde que manifestantes ocuparam a torre de controle
Foto:  Udo Weitz, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/11/2008 03h27min
Manifestantes tomam segundo aeroporto de Bangcoc
26/11/2008 10h36min
Governo tailandês recusa proposta de dissolver parlamento
26/11/2008 09h17min
Chefe do Exército pede dissolução do parlamento contra crise na Tailândia
26/11/2008 08h54min
Companhia aérea cancela vôos devido ocupação do aeroporto de Bangcoc
26/11/2008 05h29min
Manifestantes tomam torre de controle do aeroporto de Bangcoc
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.