Notícias

 | 13/11/2008 14h43min

França fecha primeira emissão de resgate a sistema financeiro

Mais de 160 investidores participaram da operação

A primeira emissão de 5 bilhões de euros em obrigações estatais para o plano francês de salvamento do sistema financeiro foi fechada com sucesso, após receber ordens no valor de 12 bilhões de euros. A Sociedade de Financiamento da Economia Francesa (Sfef), organismo encarregado de tramitar o plano, anunciou nesta quinta-feira que a emissão se fechou na quarta-feira pela tarde com uma margem de cinco pontos básicos acima do tipo "mid-swap" — o mínimo da oferta — e com prazo de vencimento de três anos.

Mais de 160 investidores participaram da operação, dirigida por um consórcio bancário liderado por BNP Paribas, Calyon, HSBC, Natixis e Société Générale CIB. A Sfef destacou que esse resultado, com títulos que se beneficiam de uma classificação AAA por parte de Moody's, Standard & Poor's e Fitch, "mostra a qualidade da marca do Estado francês nos mercados internacionais e demonstra a preferência estipulada pelos investidores ao plano iniciado pela França".

A emissão de ontem é a primeira de um número ainda por indeterminado cujo objetivo é oferecer às entidades financeiras garantias estatais de empréstimos de 320 bilhões de euros. O princípio do plano é que o Estado tomará o dinheiro no mercado e o emprestará a um padrão superior para se remunerar com a diferença.

A Sfef, constituída em 17 de outubro, deve permanecer em atividade até 31 de dezembro de 2009 e seu Conselho de Administração conta com 13 membros, três deles em representação do Estado, com direito a veto. Seu presidente é o antigo diretor-geral do Fundo Monetário Internacional Michel Camdessus e os bancos comerciais dispõem de sete administradores.

Entenda a crise

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.