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 | 05/11/2008 16h09min

Maioria dos eleitores acredita que imprensa favoreceu Obama

Dado é de pesquisa do instituto Rasmussen publicada nesta quarta-feira

Cerca de 51% dos eleitores americanos acreditam que a imprensa ajudou a eleger Barack Obama como novo presidente dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa do instituto Rasmussen publicada nesta quarta-feira.

Tanto as eleições primárias quanto a campanha eleitoral foram amplamente cobertas não só pelos veículos de comunicação americanos, mas também pela imprensa internacional, que, durante o último ano, teve a atenção voltada ao pleito.

As duas campanhas dedicaram muito tempo e dinheiro a atender aos pedidos da imprensa, e examinaram muito de perto as informações divulgadas sobre seus candidatos, mas agora são os eleitores que analisaram seu papel durante a disputa eleitoral.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo instituto Rasmussen, 51% dos eleitores consultados consideraram que a maioria dos jornalistas tentou ajudar Obama em seu caminho em direção à Casa Branca, enquanto apenas 7% afirmaram que a imprensa foi favorável ao candidato republicano, John McCain. Já 31% dos entrevistados disseram que os repórteres fizeram uma cobertura imparcial, enquanto 10% reconheceram estar indecisos.

Os homens são mais desconfiados que as mulheres, e 57% crêem que a imprensa favoreceu ativamente Obama, frente a 46% das mulheres. A maioria dos eleitores republicanos (84%) e a metade dos independentes (51%) asseguraram que os veículos de comunicação tentaram favorecer Obama, no que 24% dos democratas estão de acordo. No entanto, cerca da metade dos democratas (49%) ressaltaram que o trabalho dos repórteres foi objetivo e 12% destacaram que eles procuraram ajudar McCain.

A maioria dos eleitores de estados nos quais foi possível votar por antecipação e dos jovens que emitiram seu voto pela primeira vez disseram que os repórteres ajudaram Obama. O número dos que acreditam que a imprensa se inclinou pelo democrata cresceu desde junho, quando 44% achavam que os jornalistas estavam favorecendo Obama. Então, 13% dos entrevistados achava que a imprensa era propícia a McCain.

Os dados divulgados hoje correspondem a uma pesquisa realizada por telefone em 31 de outubro, poucos dias antes das eleições, com mil pessoas registradas como eleitores.

Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos




Confira a cobertura direto dos EUA


EFE
 / 

As duas campanhas dedicaram muito tempo e dinheiro a atender aos pedidos da imprensa


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