Notícias

 | 05/11/2008 03h18min

Democratas se fortalecem no Senado americano e ampliam maioria

Partido projeto atingir 60% das cadeiras pela primeira vez na história

Os democratas conseguiram ampliar sua posição de maioria no Senado dos Estados Unidos, no qual esperam atingir o número de 60 cadeiras do total de cem pela primeira vez em três décadas, segundo projeções feitas pelas redes de TV locais.

Atualmente, os democratas contam com 51 cadeiras na Câmara Alta — incluindo os dois independentes que costumam votar com eles — frente a 49 dos republicanos. À 0h de Brasília, os democratas já tinham somado quatro novas cadeiras, com 55 ao todo.

Os democratas sonham em chegar ao número de 60 cadeiras, o que lhes permitiria, ao ter maioria absoluta na Casa, avançar em sua agenda legislativa com pouco ou nenhuma obstrução republicana. Para atingir essa condição, que outorgaria aos legisladores da "bancada azul" folga para aprovar futuras leis no Senado apesar da oposição dos republicanos, os democratas necessitam assegurar cinco cadeiras mais, além das quatro que já conquistaram.

Nestas eleições, estão em jogo 35 cadeiras do Senado, 23 das quais pertencem atualmente a republicanos — os democratas têm 12.

Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos



Confira a cobertura direto dos EUA


EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.