Notícias

 | 02/11/2008 20h26min

Últimas pesquisas confirmam vantagem de Obama sobre McCain

Democrata teria sete pontos de vantagem sobre republicano

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, aparece com vantagem nas últimas pesquisas divulgadas neste domingo, a apenas dois dias das eleições de terça-feira, quando os americanos elegerão o próximo presidente do país.

Saiba mais sobre as eleições americanas:

 

O centro de pesquisas Gallup aponta Obama oito pontos à frente de seu adversário, o republicano John McCain, ao dar a ele 51% das intenções de voto, contra 43% de McCain. A margem de 1% adicional se refere a candidatos de partidos menores e 5% é referente a eleitores indecisos. Já a rede de televisão CNN situa hoje o democrata sete pontos à frente, com 53% das intenções contra 46% de McCain.

Keating Holland, responsável da divisão política da CNN recomendou, de todos os modos, que se encare os números com cautela e lembrou que nos EUA cerca de um em cada dez eleitores costumam se decidir nos últimos dias da campanha. Obama segue também à frente nas projeções da CNN sobre o colégio eleitoral, órgão que finalmente decide o presidente dos EUA.

O sistema eleitoral americano concede determinado número de votos no colégio eleitoral a cada estado em função de seu tamanho e de sua representação no órgão que finalmente elege o presidente dos Estados Unidos.

Salvo duas exceções, Nebraska e Maine, quem ganha em um estado leva a totalidade dos votos da região no colégio eleitoral. Para conseguir a Presidência, são necessários pelo menos 270 votos, ou seja, a maioria simples dos 538 do colégio eleitoral.

Como muitos estados americanos costumam repetir suas preferências por democratas ou republicanos nas eleições, o pleito geralmente, a cada quatro anos, é decidido em algumas regiões em que a situação é mais indefinida. Segundo as projeções de CNN, Obama tem 291 votos no colégio eleitoral, mais que suficiente para ganhar.

Outra enquete conjunta divulgada hoje pelo diário The Washington Post e pela rede de televisão ABC aponta na mesma direção, ao dar a Obama nove pontos de vantagem. Fora isso, o Post diz que Obama conta com o apoio de estados suficientes para assegurar os 270 votos do colégio eleitoral.

O jornal diz ainda que mesmo se McCain vencer em todos os estados considerados republicanos e também nos que tem leve preferência pela direita seriam necessários 23 votos para levar o senador pelo Arizona à vitória.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.