Notícias

 | 01/11/2008 19h48min

Batalha final pela Casa Branca é travada em solo republicano

Americanos votam na próxima terça-feira

Atualizada às 21h20min

John McCain e Barack Obama centram neste sábado grande parte de seus últimos esforços eleitorais em redutos tradicionalmente republicanos, onde Bush ganhou as eleições em 2004, como Colorado, Missouri, Nevada e Virgínia. A direita dos Estados Unidos vê seu reinado ameaçado em Estados que eram pró-Bush perante a crise econômica e a impopularidade do atual governo.

A batalha pela Casa Branca às vésperas do pleito de terça-feira se trava fundamentalmente em Estados que votaram no presidente George W. Bush em 2004 e que agora estão em disputa. O candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, faz campanha nesta sábado em Colorado, Missouri e Nevada, após visitar na sexta Iowa e Indiana, todos Estados pró-Bush em 2004.

No domingo, investirá em Ohio, Estado que deu a vitória a Bush há quatro anos e onde a balança se inclina agora para o lado democrata. Sua agenda lá, inclui uma aparição conjunta com o cantor Bruce Springsteen. Na segunda-feira, Obama estará na Virgínia, um Estado fiel à direita desde as eleições presidenciais de 1968 e onde a briga está apertada.

A campanha do democrata destinou mais de 70% de sua despesa publicitária entre 21 e 28 de outubro, um total de US$ 21,5 milhões, a Estados republicanos, segundo os dados compilados pela Universidade de Wisconsin, enquanto McCain gastou US$ 7,5 milhões no mesmo período.

McCain esteve neste sábado na Virgínia, onde pediu a seus seguidores que o ajudem a manter o Estado do lado republicano. O senador pelo Arizona insistiu em que seu adversário aumentará os impostos aos contribuintes, uma afirmação que domina grande parte da oratória republicana na reta final desta longa campanha pela Casa Branca.

Neste sábado, McCain visita também a Pensilvânia, que votou nos democratas nas últimas quatro eleições e onde o republicano se nega a reconhecer sua derrota, apesar das pesquisas darem a Obama uma cômoda vantagem.

A agenda do senador inclui outra parada domingo na Pensilvânia e uma visita à Flórida, um Estado aliado dos republicanos nos dois últimos pleitos e onde até agora o resultado das eleições segue indefinido. Fora isso, McCain deve ir esta noite a Nova York para participar do programa humorístico Saturday Night Live.

As últimas pesquisas continuam colocando Obama à frente de McCain em nível nacional, mas a diferença entre os dois candidatos diminuiu. O Real Clear Politics, um site que faz uma média de pesquisas, coloca Obama agora 6,5 pontos à frente de McCain, enquanto o comitê da campanha republicana sustenta que suas pesquisas internas dão a Obama uma vantagem de apenas quatro pontos.

Na próxima terça-feira, os americanos elegerão seu próximo presidente, renovarão a Câmara dos Representantes, um terço do Senado e escolherão 11 governadores.

Veja o gráfico:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.