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 | 29/10/2008 17h48min

Obama lança anúncio de 30 minutos em horário nobre

Programa apresenta declarações de cidadãos sobre a situação econômica

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tomará nesta quarta os televisores americanos com uma reportagem publicitária de meia hora, transmitida em horário nobre, e na qual foram gastos milhões de dólares.

O anúncio, que coincide com o 79º aniversário da terça-feira negra em Wall Street, que desencadeou a Grande Depressão dos anos 30, intercala imagens de Obama com declarações de cidadãos sobre a situação econômica.

Larry Berman, professor da Universidade da Califórnia e autor de vários de livros sobre a presidência dos EUA, espera que a transmissão de hoje seja uma mensagem "positiva" que reflita as dificuldades atuais e insista na possibilidade de um futuro melhor.

— Acho que terá o mesmo tom positivo do famoso anúncio do presidente Ronald Reagan — disse Berman, que antecipa que Obama destacará a idéia que sua presidência marcaria um novo e promissor começo em um país imerso em uma crise econômica e com duas guerras abertas.

Está prevista também uma participação ao vivo durante a reportagem de Obama, que participará em um comício na Flórida com o ex-presidente Bill Clinton e que também aparecerá esta noite no programa de humor Comedy Central.

O anúncio será transmitido em três das quatro cadeias de televisão em aberto, CBS, NBC e Fox, assim como no canal a cabo MSNBC, a rede em espanhol Univisión e dois canais orientados a uma audiência afro-americana: BET e TV One.

O Campaign Media Analysis Group, um centro que analisa a publicidade eleitoral, calcula que o custo do espaço pode rondar os US$ 5 milhões, enquanto o diário USA Today fala em US$ 3 milhões. Para Dianne Bystrom, professora da Universidade de Iowa, este "último e chamativo" esforço midiático por parte da campanha de Obama não faz mais que demonstrar sua "superioridade financeira".

— Mostra que ele ainda tem dinheiro para gastar — comentou Dianne, que frisou ainda que a reportagem pode ajudar a convencer alguns indecisos e a mobilizar todos os eleitores, entre eles muitos jovens, de que Obama é o melhor candidato.

Com grande habilidade para arrecadar pequenas doações através da internet, o democrata está no caminho de gastar US$ 250 milhões em publicidade desde que assegurou a candidatura em junho, o que supera o ritmo de despesa publicitária de empresas como McDonald's e Wal-Mart.

O número supera os US$ 188 milhões que o atual presidente, George W. Bush, gastou em sua reeleição em 2004. A despesa publicitária de McCain é muito inferior tanto em nível nacional como em alguns Estados-chave.

A agência de medição de audiências Nielsen assinala, por exemplo, que o número de anúncios de Obama em Colorado, Flórida, Geórgia, Missouri, Ohio, Pensilvânia e Virgínia é 150% ao de McCain. O republicano tentará enfrentar parte do protagonismo de adversário esta noite, com uma entrevista para o renomado apresentador da CNN Larry King.

EFE
 
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