Notícias

 | 28/10/2008 20h15min

Leitores que vivem nos EUA comentam sobre a política do país

Eleições presidenciais americanas serão no dia 4 de novembro

Leitores gaúchos de zerohora.com que vivem nos Estados Unidos que tiveram seus comentários publicados nesta matéria têm opiniões semelhantes sobre as eleições americanas, que será realizada no próximo dia 4. Na hora de apontar suas preferências eles destacam as qualidades do democrata Barack Obama e os pontos fracos do republicano John McCain.

Joni Girardi, que mora no Vale do Silício, na Califórnia, está há 13 anos nos EUA e diz que votará em Obama.

"Este país tem sido governado por um grupo de cowboys por muito tempo. Precisamos um governo que pense, discuta, pense de novo, negocie e feche acordos. O Obama parece ter o caráter e qualificações corretas. Terá o meu voto", comenta ele.

No caso de uma vitória do democrata, Girardi mostra preocupação quanto a tentativas de assassinato que possam ocorrer durante o mandato de Obama.

"Me preocupo com as prováveis tentativas de assassinato. Graça a Deus, o Obama tem coragem e confia na segurança presidencial. Espero que o 'anjo da guarda' faça um excelente trabalho. A segurança pode ser forte, mas é humana e suscetível a falhas."

Julio Diehl, que vive em Jackson, Michigan, defende que os brasileiros devem apoiar McCain e culpa a administração do ex-presidente Bill Clinton pelos problemas da economia americana:

"Os problemas atuais decorrem de medidas tomadas ainda durante a administração do presidente Clinton. É de real importância que todo brasileiro torça para a eleição de McCain pois Obama fará um governo protecionista como todo democrata."

Alex Freitas, que reside em Saint Louis, no Missouri, discorda. Ele defende Clinton e culpa o presidente George W. Bush pela crise nos EUA:

"O Bush foi o pior presidente que esse país já teve. O Clinton deixou um superávit de trilhões, enquanto o Bush nos deixa com a economia arrasada e duas guerras estúpidas, sem nexo ou solução."

A torcida por Obama tem mais uma integrante. Beatriz Alves, que escreve de San Antonio, no Texas, diz que o democrata é "um fenômeno, inteligente, educado e preparadíssimo".

"Ele chegou na hora certa, no lugar certo. Derrotou a considerada vitoriosa Clinton (Hillary) e agora vai derrotar o adversário por ser o melhor, mais carismático e com sensibilidade para o grande papel que os Estados Unidos desempenham no mundo", comentou.

A gaúcha Vera Ribeiro Sulentic é casada com um americano e vive em Waterloo, Iowa. Vera diz que ela e o marido são republicanos e critica a escolha do partido por McCain e Sarah Palin para a disputa presidencial.

"A escolha de McCain não foi acertada porque ele é muito velho pro cargo, não tem empatia nenhuma e representa a continuação do (governo) Bush, cujo índice de aprovação não é bom. A escolha de Palin para vice foi um erro ainda maior, ela não é muito inteligente, pra não ser rude."

O jornalista e escritor Celso Jacob Petry, que mora em Clinton, New Jersey, diz que a crise é o grande cabo eleitoral de Obama. Segundo ele, "nem mesmo os próprios americanos estão entendendo a situação em que criaram para si próprios". Petry explica que muitos americanos desejam mesmo é o retorno do ex-presidente Clinton ao poder.

"O que mais se vê, são olhos azuis atônitos, em busca de uma esperança que sempre lhes foi companheira, e agora, ninguém sabe onde se meteu. Num colapso nostálgico, afirmam de um nada, tão impossível quanto o próprio nada: eu quero Bill Clinton de volta."

Participe

O site de Zero Hora e a Rádio Gaúcha querem mostrar o ponto de vista dos gaúchos que vivem nos Estados Unidos sobre as eleições naquele país. Se você vive em uma cidade americana deixe suas impressões sobre o pleito e como influência sua vida nos EUA por meio dos comentários abaixo. Não esqueça de deixar um contato, você também pode ser personagem de reportagens da cobertura.

Outra forma de participação é através do Leitor-Repórter, onde é possível mandar relatos, fotos e vídeos. Basta acessar www.zerohora.com/leitorreporter e clicar em envie uma matéria. Na primeira vez será necessário fazer um cadastro. Guarde seu login e senha para participar outras vezes.

A cobertura no Grupo RBS

Os repórteres Daniel Scola e Rodrigo Lopes vão cobrir nos EUA a disputa entre Barack Obama e John McCain a partir desta quinta-feira.

ZEROHORA.COM
Peter Foley, EFE  / 

Os americanos vão escolher entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain
Foto:  Peter Foley, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

28/10/2008 17h14min
Bush vai à sede nacional republicana e pede apoio total a McCain
28/10/2008 00h41min
Obama pede esforço redobrado faltando uma semana para eleições
27/10/2008 19h32min
Governo dos EUA diz ter descoberto plano para matar Barack Obama
27/10/2008 16h45min
Obama e McCain voltam a trocar acusações sobre economia
27/10/2008 14h15min
Maioria dos israelenses votaria em McCain
27/10/2008 13h36min
Você é gaúcho e mora nos EUA? Mande relatos sobre as eleições
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.