Notícias

 | 08/10/2008 19h26min

Serra critica atuação do BC, mas diz que Brasil tem como sair da crise

Governador de São Paulo se reuniu com o presidente Lula nesta quarta-feira

O governador de São Paulo, José Serra, criticou nesta quarta-feira a atuação do Banco Central (BC) e disse que a instituição agiu errado ao aumentar a taxa de juros e manter uma política de valorização do real frente ao dólar. Serra se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de projetos de infrae-strutura, em especial a obra do Ferroanel, nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto.

— O Banco Central foi lento e foi muito imprudente neste ano quando levou os juros para as nuvens e megavalorizou o câmbio. Mas, agora, não adianta olhar o que passou. Tem que olhar para frente e encontrar uma saída para essa situação que eu acho perfeitamente exeqüível — disse ao ser perguntado sobre a crise financeira internacional.

Segundo Serra, isso aumentou as dificuldades do governo agora. Segundo ele, o momento de dificuldade tende a forçar uma desvalorização da moeda muito acima da média mundial, o que causa mais ansiedade e acaba mexendo com as bolsas.

Serra disse ainda que o Brasil tem condições de sair da crise:

— Mas eu não acho que é a crise final do capitalismo e muito menos para o Brasil. Eu acho que a gente consegue sair dessa situação crítica atuando com prudência e antecipando os acontecimentos. Tanto do ponto de vista monetário, quanto do ponto de vista fiscal.

Ele afirmou que tem certeza de que o Brasil está sendo atingido pela crise. O que prova isso, segundo o governador, é que o governo federal tomou medidas em relação ao câmbio, aos bancos e ao crédito. As informações são do site G1.


GRÁFICO: entenda a crise global

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.