Notícias

 | 05/10/2008 16h18min

Governo alemão cogita oferecer garantia a depósitos privados

A legislação alemã protege 90% dos depósitos bancários até um máximo de 20 mil euros

O Governo de Angela Merkel deixou hoje entrever a possibilidade de que a Alemanha siga o exemplo da Irlanda e ofereça uma garantia estatal a todos os depósitos privados.

O porta-voz do Ministério das Finanças, Torsten Albig, afirmou que a garantia estatal iria além do que oferece o sistema estatal de garantias, pois daria segurança absoluta aos clientes privados.

Na Alemanha vigora a legislação da União Européia (UE) que, em caso de crise de um banco, garante 90% dos depósitos bancários até um máximo de 20 mil euros.

Para os 10% restantes e valores superiores aos 20 mil euros para a funcionar um fundo de garantias voluntário, do qual participam os bancos privados e que cobre todos os depósitos até um máximo de 30% dos recursos próprios do banco.

Embora, em situações normais, este fundo seja uma garantia de praticamente 100% das economias, em situações de crise, como a atual, estes recursos podem ser insuficientes.

Na minicúpula realizada no sábado em Paris entre os líderes dos países europeus do Grupo dos Oito (G8, sete nações mais ricas do mundo e a Rússia), Merkel ainda tinha criticado a medida da Irlanda, que havia provocado a fuga de capital britânico em direção a essa ilha.

A escalada da crise do Hypo Real Estate, no entanto, levou a chanceler, hoje, a mudar de rumo e tentar tranqüilizar os clientes dos bancos.

— Queremos dizer aos poupadores e poupadoras que seus depósitos têm garantia — disse.

Como se a mensagem não tivesse ficado claro, o ministro das Finanças, Peer Steinbrück, acrescentou:

— Quero ressaltar que asseguraremos que os poupadores e poupadoras na Alemanha não tenham que perder um só euro de seus depósitos. Este é um sinal importante para que a situação se tranqüilize e que não ocorram reações que seriam desproporcionais e dificultariam ainda mais a solução e prevenção de crise.

EFE
RAINER JENSEN, EFE / 

A chanceler alemã Angela Merkel ao lado do ministro das Finanças, Peer Steinbrueck
Foto:  RAINER JENSEN, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/10/2008 15h20min
Governo alemão tenta impedir que crise do Hypo Real Estate se espalhe
05/10/2008 05h54min
Hypo Real Estate está novamente em risco de quebra
04/10/2008 15h22min
Potências européias apoiarão bancos e financeiras contra a crise
04/10/2008 08h25min
UE busca resposta coordenada para crise financeira
03/10/2008 16h38min
Nações européias buscam aliança para conter crise
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.