Notícias

 | 15/02/2003 12h33min

Iraquianos protestam contra a guerra e pedem paz

Milhares de iraquianos gritando "nós amamos Saddam Hussein" marcharam em Bagdá e outras cidades como parte de um protesto global programado para este sábado, dia 15, contra um ataque liderado pelos Estados Unidos.

Os protestos acontecem um dia depois dos chefes dos inspetores de armas Hans Blix e Mohamed ElBaradei dizerem ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que não encontraram armas de destruição em massa no Iraque.

Apesar disso, eles acusaram o país de omissões em sua declaração de armas e disseram que outras investigações eram necessárias. Os inspetores visitaram nove locais neste sábado em sua busca por armas químicas, biológicas ou nucleares.

Um importante jornal iraquiano qualificou de positivo o relatório dos inspetores ao Conselho de Segurança e afirmou que com isso os Estados Unidos e a Grã-Bretanha ficaram mais isolados em sua tentativa de usar a força contra o Iraque.

– Os discursos da maior parte dos enviados do Conselho de Segurança sobre o relatório de Blix e ElBaradei mostram como os norte-americanos e britânicos estão isolados – escreveu o jornal oficial Al-Jumhouriya.

Gritando "Bush, Bush, ouça bem, nós todos amamos Saddam Hussein", cerca de 3 mil iraquianos participaram do protesto organizado pelo governo em Bagdá.

Protestos similares ocorreram em outras cidades iraquianas. Eles coincidiram com manifestações por todo o planeta. O movimento mundial em oposição à uma ação militar contra o Iraque recebeu um estímulo na sexta quando Blix e ElBaradei disseram ao Conselho de Segurança que mantinham esperanças na eficácia das inspeções de armas. As informações são da Rádio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.