Notícias

 | 18/09/2008 23h34min

Governo e Congresso dos EUA chegam a acordo sobre pacote econômico

Secretário do Tesouro disse que o pacote será o mais "integral" dos aprovados até o momento

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, o secretário do Tesouro, Henry Paulson, e os líderes do Congresso americano decidiram hoje lançar "imediatamente" um pacote de medidas contra a atual crise financeira.

Paulson disse que o pacote será o mais "integral" dos aprovados até o momento para resolver a restrição de crédito nos mercados internacionais, e deverá ser aprovado pelo Congresso. Os legisladores e os altos funcionários do setor econômico anunciaram que o acordo final sobre este pacote, que se centrará em dar solução aos ativos fracassados do mercado hipotecário que as instituições financeiras têm em seus balanços, possa estar pronto em "questão de horas".

A reunião de hoje com os legisladores é o último movimento do governo dos Estados Unidos para apaziguar os mercados financeiros, que nos últimos dias viveram fortes turbulências perante o risco de quebra de grandes entidades financeiras que investiram em ativos do mercado hipotecário.

O próprio secretário do Tesouro reconheceu, em uma breve entrevista à imprensa na quinta-feira à noite, que por trás desta grave crise se encontra a "falta de liquidez" dos ativos que as instituições financeiras têm, e que não encontram saída nos mercados.

Por isso, o principal objetivo do pacote de medidas será resolver o "estresse" ao qual o mercado dos ativos hipotecários está submetido, e que tem sua origem na crise imobiliária e no afundamento das hipotecas de alto risco nos Estados Unidos.

Uma grande quantidade de bancos de investimento, fundos e seguradoras investiram em ativos vinculados às hipotecas de alto risco, o que danificou de maneira alarmante a qualidade de seus balanços.

De fato, o banco de investimento Lehman Brothers teve que solicitar a quebra na segunda-feira passada, o Merrill Lynch foi vendido a baixo preço ao Bank of America, e a seguradora AIG, a maior do país, sofreu intervenção do Federal Reserve.

— Esperamos trabalhar com o Congresso para resolver a crise financeira e conseguir que nossa economia funcione de novo — declarou o presidente do Fed ao término da reunião.

A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, que atuou como anfitriã da reunião, assegurou que o "tempo é crucial" no projeto deste pacote de medidas, e que o acordo poderia ficar completamente fechado nas próximas horas.

Um porta-voz do Tesouro, Brookly MCLaughlin, disse que apesar de não haver planos de quando sairão as medidas, Paulson, Bernanke e outros funcionários, esperavam continuar trabalhando durante o fim de semana para completar todos os seus detalhes.

Hoje, Wall Street fechou em fortíssima alta de mais de 400 pontos, a maior dos últimos seis anos, ao ser revelado que entre as medidas podia figurar a criação de uma agência federal que se ocupasse dos ativos danificados dos bancos.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.