Notícias

 | 04/09/2008 15h11min

Especialista diz que todo o setor produtivo da carne é prejudicado por atraso na distribuição da cota Hilton

Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio Exterior ainda não repassou a parcela aos frigoríficos exportadores

O atraso na distribuição da cota Hilton – que permite a exportação de carne bovina de qualidade superior para a União Européia com taxa de importação reduzida – não deve prejudicar apenas os frigoríficos exportadores, mas toda a cadeia produtiva. De acordo com Fernando Velloso, gerente da Associação Brasileira de Angus, pecuaristas e empresas que fornecem animais para abate também deve sofrer com a demora.

O Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio Exterior é responsável pela distribuição da cota Hilton, da qual o Brasil tem direito a um total de cinco mil toneladas de carne ao mercado europeu. No entanto, o atraso do órgão demonstra uma limitação do setor em ocupar espaços no mercado, de acordo com a opinião de Velloso, que participou nesta quinta, dia 4, do programa Pergunta Brasil, do Canal Rural.

Segundo o gerente, o problema enfrentado nada tem a ver com a capacidade técnica do setor de produzir animais nas condições exigidas e pode-se compará-lo com o embargo europeu do início do ano, quando o Brasil ficou limitado para exportar sua carne ao velho continente.

– É lamentável o ocorrido. É mais uma falha que nós cometemos, mas eu considero que é um problema conjuntural da nossa ineficiência em atuar no mercado internacional e da nossa ineficiência de conquistar novos mercados e mercados que pagam bem – afirmou.

De acordo com ele, não se trata apenas de um prejuízo para as empresas, mas para todo o setor, para a indústria de uma forma geral e todos aqueles que operam na cadeia produtiva. Velloso afirma que o produtor que participa da Expointer está sendo muito prejudicado pelo atraso, já que os negócios são diretamente afetados por isso.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.