Notícias

 | 30/07/2008 09h53min

Indústria da cana-de-açúcar lamenta fracasso nas negociações da Rodada de Doha

Presidente da Unica conclui que OMC não se fortalece como instituição global

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) lamentou o fracasso das negociações da Rodada de Doha, realizadas durantes nove dias em Genebra, na Suíça. Em nota oficial, a entidade avaliou que foi perdida mais uma oportunidade de ampliar a integração do etano ao sistema internacional de comércio.

A Unica informou que, mesmo antes do início das reuniões em Genebra, o setor sucro-alcooleiro esperava progressos para o etanol, o que não era esperado no caso do açúcar. O raciocínio era o de que o combustível não pode enfrentar tantas barreiras enquanto seu principal concorrente, o petróleo, circula livremente.

Ainda de acordo com a nota, o presidente da entidade, Marcos Jank, que esteve em Genebra, não acredita em solução para a Rodada de Doha antes da conclusão das eleições presidenciais dos Estados Unidos. Para ele, há “um sentimento muito grande” de que a rodada não acompanha a velocidade do mundo.

Jank analisa que não se pode culpar a União Européia pelo fracasso das negociações. Segundo o presidente da Unica, a chegada dos países em desenvolvimento, “os grandes mercados do futuro”, à mesa de negociações deixou claro como é difícil lidar com as diferenças existentes entre eles.

A conclusão de Marcos Jank, informa a nota da Unica, é que, depois de mais um fracasso, as regras do jogo não irão avançar e a Organização Mundial do Comércio não se fortalece como instituição global.

CANAL RURAL.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.