Notícias

 | 13/06/2008 11h37min

Cuba envia comissão ao Brasil para avaliar importação de carne bovina

País estuda compra do produto brasileiro in natura

Uma equipe de técnicos do governo cubano virá ao Brasil, no início de julho, para avaliar o sistema de produção e controle de produtos de origem animal. Conforme o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, a partir desta missão, Cuba poderá habilitar frigoríficos brasileiros para a venda de carne bovina in natura resfriada e congelada. 

A visita foi confirmada durante encontro entre Kroetz e o diretor-geral do Instituto de Medicina Veterinária do Ministério da Agricultura de Cuba, Emério Serrano Ramirez, no Rio de Janeiro, onde foi realizada a 15ª Reunião Interamericana em Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura (RIMSA 15).

Na primeira quinzena de julho, os cubanos passarão pelos Estados de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Até maio deste ano, o Brasil já exportou para Cuba US$ 21,9 milhões de carne bovina processada, carnes de aves e suína, o que corresponde ao aumento de 18,36% em relação ao volume comercializado em 2007, de US$ 18,5 milhões.

A intenção da visita é, também, conhecer in loco a experiência brasileira no combate, prevenção e erradicação da febre aftosa. Apesar de Cuba nunca ter registrado um caso da doença, Emério Ramirez explica que o país deve estar preparado para qualquer contingência.

– O Brasil é um exemplo para o continente, tem um programa bem estruturado que conta com a participação dos setores oficiais e privado – completa Ramirez.

O diretor-geral cubano ainda ressaltou que a “cooperação entre Brasil e Cuba constitui um elemento importante para a saúde animal no continente”.

As negociações para a venda de carne in natura para Cuba foram iniciadas pelo acordo entre os dois países, assinado em dezembro de 2004. No semestre passado, a missão foi acertada durante visita do secretário de Defesa Agropecuária a Cuba.

– Com o reconhecimento do governo cubano do nosso sistema de defesa animal, será mais um país livre de febre aftosa a acessar o mercado brasileiro – enfatizou Kroetz.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.