Notícias

 | 04/06/2008 21h35min

Especial: planejamento no campo é arma contra alterações do clima

Série de reportagens do Canal Rural discute os efeitos das mudanças climáticas na agricultura

Marcelo Lara  |  reportagem@canalrural.com.br

A profissionalização no campo é uma das armas para enfrentar as alterações climáticas. Um exemplo de recuperação é a área que sofreu com a estiagem do ano passado, no Triângulo Mineiro.

No final de 2007, a estiagem castigou diversas regiões do país. De acordo com a Embrapa, a ultima seca atingiu 20 milhões de hectares de pastagens brasileiras. No Triângulo Mineiro, animais morreram de fome e de sede em muitas propriedades.

Foi o que aconteceu na fazenda do pecuarista Valdir Lopes, onde a pastagem estava seca e até o córrego tinha secado pela primeira vez. Hoje, nove meses depois, o cenário é bem diferente. O produtor está preparado e as chuvas voltaram, permitindo que ele investisse na pastagem para não ser pego novamente de surpresa.

Atitudes como essa são importantes e os ambientalistas buscam o bom senso para recuperar a mata nativa. Além disso, o gado pode ser um grande aliado. A preocupação é com a seca que favorece os incêndios no capim que vem concorrendo com as árvores nas áreas de preservação.

Os especialistas são cautelosos ao falar sobre a influência do aquecimento global na pecuária. A seca do ano passado seria, na realidade, uma mudança de ciclo como aconteceu no final da década de 90. Da mesma forma, sem pasto, faltou boi gordo no mercado, o que gerou prejuízo. Hoje, há fartura de alimento para os animais.

Com mais de uma década de pesquisa em pastagens no Triângulo Mineiro, o zootecnista Adilson Aguiar acredita que o aquecimento global já é uma realidade e vem gerando prejuízos, principalmente para quem não faz o manejo correto do pasto. De acordo com ele, a temperatura nos últimos dois anos aumentou entre 4 a 5 graus acima da média histórica.

– Com esse aumento de temperatura o que se tem observado é uma maior instabilidade nas chuvas, atraso de chuvas, maior período de estiagem, redução no ciclo de pragas. Essa nova realidade vai fazer com que os produtores tenham que ser mais profissionais. Eles vão ter que planejar melhor e, com planejamento, dá para atenuar os efeitos, mas sem planejamento os prejuízos vão aumentar – argumenta.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.